Olhando com lupa o efetivo A Folha de Pagamento é um dos itens mais “pesados” em uma Prefeitura e, por isso, deve ser olhada com lupa pelo Administrador. A atividade de Recadastramento Funcional não deve se limitar à simples “contagem e identificação dos funcionários”, uma vez que existem informações importantes que acabam por passar desapercebidas no dia-a-dia da Prefeitura. O IBRAPE desenvolveu um Sistema de Recadastramento Funcional continuado que disponibiliza no Município um programa escrito em plataforma WEB (Internet) para que seja feito o Recadastramento de fato e após, o próprio funcionário da Prefeitura passe a abastecer com informações o…
A instrumentalização de sistemas próprios de previdência pelos Municípios materializou-se com a criação, ou com a adaptação para os que já possuíam uma entidade assistencial, de organismos de administração dos benefícios previdenciários e assistenciais para os servidores públicos. Mediante a implantação desses organismos o Poder Público Municipal visa, dentre outros objetivos, garantir o cumprimento da paridade dos benefícios previdenciários, prevista no art. 58, do Ato das Disposições Transitórias, da Constituição Federal. Sem dúvida, a instituição de fundos de pensão municipais é excelente solução, e até mesmo a única, capaz de permitir o equacionamento de previdência dos servidores públicos. Entretanto, é…
O serviço de auditoria a ser implementado pelo IBRAPE compreende a análise minuciosa dos procedimentos internos relativos à folha de pagamento de pessoal (forma de apuração, lançamentos, apontamentos, etc.) conferindo o aspecto legal (de direito) em relação aos valores pagos e descontados (benefícios, contribuições, etc.) em folha de pagamento. Compreende ainda a análise e conferência dos proventos e descontos na folha de pagamento, confronto das horas trabalhadas, inclusive extras e faltas, com os cartões de ponto, confronto dos salários e comissões com as respectivas autorizações, relatórios, procedimentos para concessão de férias e desligamento, as documentações e os cálculos relativos, todos…
Serviços Técnicos de estudos, pesquisas e consultoria técnica de cadastramento patrimonial dos postes de iluminação do parque de iluminação pública do município. OBJETIVO Este trabalho tem por objetivo elaborar o cadastro patrimonial de todo o sistema de iluminação pública do município interessado. O cadastro patrimonial é imprescindível para o município, pois a Concessionária de Energia Elétrica cobra por número de lâmpadas existentes e o cadastro vai apresentar a quantidade exata de lâmpadas instaladas no parque de iluminação pública, além de outros dados técnicos, como potência, reatores, etc., justamente para se ter certeza se a conta apresentada pela Concessionária é compatível…
O IBRAPE desenvolveu uma nova metodologia no que diz respeito ao serviço de Ouvidoria, que tanto pode atender às empresas privadas quanto órgãos públicos, uma vez que ambas as atividades carecem de um meio de comunicação eficiente com seus clientes e com os cidadãos. Como INOVAÇÃO é o caminho trilhado pelo IBRAPE, o sistema de Ouvidoria não é Centralizador, isto é, não necessita de um setor exclusivo. A comunicação é feita entre o Cliente/Cidadão e o SETOR como qual deseja se comunicar. Na grande maioria das organizações, cria-se o setor de Ouvidoria que será, na primeira etapa, um simples intermediário…
O objetivo da pesquisa é o de proceder a uma investigação continuada sobre indicadores de tendência de avaliação da imagem da administração do Município contratante, na visão de seus eleitores, identificando os principais componentes dessa grade de formação de imagem. O estudo estará abordando essa avaliação de forma segmentada, considerando a Imagem do Prefeito, da Administração Pública e aspectos do Cenário Político Municipal. Os resultados contínuos deste estudo fornecerão à atual administração municipal informações isentas e de cunho estratégico, para avaliar como sua gestão está sendo vista e avaliada pela população de eleitores, qual o índice de aprovação do Prefeito,…